segunda-feira, 21 de março de 2011
Priestley, Joseph
   O advento da anestesia não poderia vir de outro lugar senão a eterna e inescapável necessidade humana de fugir da realidade, do tedioso mundo físico e de si mesmo, enfim, de ficar muito doido mesmo. O óxido nitroso, vulgo gás hilariante, foi inventado em em 1772 por Joseph Priestley, teólogo britânico do século XVIII, cujo trabalho mais importante deve ter sido a descoberta do oxigênio, o "gás deflogisticado". Aliás foi esse apego à teoria do "flogisto", teoria antiga que dizia que a matéria continha flogiston, que o impediu de reconhecer a grandiosidade de sua maior descoberta.
Cartaz de apresentação
  O óxido nitroso foi inicialmente utilizado em festas e apresentaçãoes ao público, embaladas a muita inalação do gás, contido em bolsas de borracha. Segundo o poeta Robert Southey, ele fazia a pessoa "rir, cantar, dançar ou brigar, de acordo com o traço predominante de seu caráter". Sir Humphrey Davy tratava suas dores de cabeça com o gás, dizia: "...uma sensação agradável, idéias vívidas passam rápidas pela mente, e o controle dos movimentos é completamente  destruído..."
   Numa destas apresentações estava Sam Cooley, que na animação após a inalação feriu seus joelhos, e foi mais tarde, olhando para as pernas ensanguentadas que percebeu que um homem podia "entrar numa briga..." e não perceber ferimentos ou "se submeter a uma cirurgia sem sentir nenhuma dor no momento..."
Galera muito louca numa balada de gás...
   Entre os presentes encontrava-se Horace Wells, dentista de Hartford, que percebendo a importância da descoberta, no dia 11 de Dezembro de 1844, convidou um empresário de circo, Gardner Colton, que tinha feito a apresentação da noite anterior,  para presenciar uma experiência em seu consultório. Pediu que um colega seu, também odontólogo John Riggs (o mesmo da doença de Riggs), que extraísse um siso após a inalação de protóxido de azoto ( o outro nome do óxido nitroso). Com o sucesso da experiência e de mais de 10 casos depois, foi para Boston tentar ficar rico com sua descoberta.
Wells, Horace
   Apresentou suas idéias a um aluno seu, William Green Morton e ao renomado cirurgião John Warren em 1845 e resolveram por em prática suas idéias, diante de um anfiteatro lotado, inclusive aos desconfiados Morton e Warren. Aplicou o gás em um estudante de medicina para extração dentária e o mesmo...GRITOU DE DOR. Foi um vexame. Humilhado e desacreditado, Wells voltou para Hartford e desistiu da odontologia. Mal sabia ele que seu gás seria utilizado em anestesia durante quase 2 séculos agora, inclusive em consultórios dentários.
   Já li que sua experiência em Boston falhou porque o estudante de medicina utilizado era um tremendo cachaceiro, e por isso as doses de gás teriam de ser maiores para mantê-lo anestesiado. Bom, se for por isso, melhor não usar então NENHUM estudante de medicina em experiências do tipo, todos sofrem do mesmo problema...;)
   Hoje o óxido nitroso, além de consultórios dentários em alguns países, é usado em anestesia geral, mas não como agente único, sim como adjuvante dos anestésicos inalatórios, diminuindo seu consumo. Horace Wells morreu sem saber a grande contribuição que tinha dado para medicina, e todos os créditos do advento da anestesia foram para Morton, cuja história contarei outro dia.

Crianças, não façam isso em casa...


  

2 comentários:

Helio disse...

Quando se tenta imprimir o texto, as fotos se superpõem à parte escrita.

Magaldi203

Claudio Elias Do Nascimento 348.438.21 visualizações disse...

Veja no youtube o fedo no colete do pastor Feliciano
Veja no youtube unção do palitó de fogo
O pastor manda todos fazer uma fila ai ele passa o palito no rosto do povo cai todo mundo no chão,e os cai cai na unção nas Igrejas evangelica o pastor coloca a mão proximo a testa das pessoa e a pessoa dorme na hora ai pra desfarçar algumas pessoas se joga no meio rindo e mechendo isso apelidou unção do riso,tem pastor que assopra no rosto pra aumentar o efeito,ja o padre que faz repouso no espirito ao invez de assoprar ele colocou 2 ventiladores ai ele coloca a mão na testa da freira e elas cai,
sabia que é anestesico inalatorio.
Reparem todos cai cai nas igrejas
(na internet)

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.