segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Não é bem essa nossa realidade...
   Há um tempo venho pensando em escrever em homenagem a essas valorosas guerreiras da saúde, essas amazonas dos centros cirúrgicos que povoam o imaginário popular com suas roupas sexy de vitrine de sex shop (embora a verdade seja um pouco diferente e com menos graça): as enfermeiras. Aliás tente colocar enfermeira no Google Images e veja a quantidade de fantasias safadas que vai encontrar, tenho que me lembrar de pesquisar de onde surgiu esse fetiche.
   A enfermagem é a categoria que, junto com os anestesistas, tem a vida mais bandida num centro cirúrgico. Elas conseguem tomar esporro dos cirurgiões, de suas chefes, dos maridos e pasmem, até de alguns anestesistas, que geralmente são os seres mais tranquilos e pacíficos do ambiente, praticamente santos vivos.(o blog é meu, se quiser mentir também, faça o seu...). Pra quem não convive em nosso meio, enfermeira é aquela que fez faculdade de enfermagem e geralmente é chefe dos setores onde atua, já as técnicas de enfermagem, que convivem mais com a gente, são as que fazem um curso técnico e trabalham mais nos cuidados básicos aos pacientes e apoio aos médicos. Esclarecidas as diferenças que ninguém perguntou porque não estava interessado, um pouco da história da categoria.
Florence Nightingale.
   Não dá pra falar em enfermagem sem citar Florence Nightingale, enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento dos feridos na Guerra da Criméia(1853-1856), na península de mesmo nome, atual Ucrânia. Tradicionalmente o papel de enfermeiras era realizado por mulheres ajudantes, acompanhando exércitos, muitas vezes cozinheiras ou prostitutas que desempenhavam  o papel por castigo. Florence sempre se preocupou muito com o tratamento destes feridos, além dos mais pobres e necessitados. Ao retornar da Criméia, ela relatou às autoridades as terríveis condições do tratamento médico no front, realizando então um treinamento de 40 mulheres e seguindo depois para os Campos de Scutari, na Turquia Otomana. Em 1859 passa a dedicar-se ao ensino somente, funda a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas. Em 1883 a Rainha Vitória lhe concede a Cruz Vermelha Real e em 1907 se torna a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.
  Após a pequena resenha, passo a enumerar os tipos mais comuns de auxiliares e enfermeiras que encontramos em nosso pequeno zoológico:

Novatas
1) A novata ou "bichinho-do-mato": Tímidas e desconfiadas, chegam sempre olhando pra baixo e falando em tom de voz comedido, só pra algumas semanas depois serem flagradas dançando funk na salinha de enfermagem ou falando palavrões que fariam aquela sua avó beata fazer o sinal da cruz.
Confesso que tenho uma admiração especial por esta categoria, os primeiros dias delas são os melhores.Gosto de recebê-las com frases do tipo "bem vinda ao inferno"ou "você já conhece Dr. Fulano de tal? Não? Pois é, ele vai te fazer chorar...". Também curto(mas acho que elas não...)  "pegadinhas" do tipo "fulana, pega pra mim duas ampolas de "shurables", por favor, só pra ficar vendo a coitada ir na farmácia 6 vezes antes de perceber que é sacanagem.
Mas a mais legal é você pedir pra ela entrar na sala de um cirurgião que está operando e dizer que algum desafeto do cara ligou e ofereceu pra fazer a cirurgia se estiver muito difícil, se o mesmo não estiver conseguindo, de preferência um desafeto que o cara odeie bastante. As reações são as mais variadas, indo de risadas a "puta que pariu, isso é coisa do filho da puta do Hugo!"

2) As auxiliares de enfermagem "médicas": São aquelas que, por já terem experiência no seu setor, acham que sabem tanto ou mais que você, não te poupando de palpites ou olhares de desaprovação quando acham que você está cometendo um erro. Seu argumento mais utilizado é "Dr. Fulano de Tal não faz deste jeito...". São seres muito agradáveis e de fácil convívio, quase sempre tenho vontade de dizer obscenidades e impropérios, mas tento evitar pois o pior inimigo que um anestesista pode ter é a enfermagem. Elas podem transformar sua vida num paraíso ou num inferno...

Presidente da A.S.M.A. caçando uma vítima
3) A A.S.M.A.: Sigla para Agarre Seu Médico Agora, associação criada para organização e sistematização de golpes do baú em geral. O que elas não perceberam é que, tirando algumas poucas exceções, nossa categoria não tem mais o glamour e a riqueza de outrora, ganhamos atualmente o suficiente para talvez pagar as contas, ou seja, o máximo que elas arrumam pra casar é um indivíduo duro, estressado, barrigudo e que passa muito tempo fora de casa.
  Essa associação vem de um tempo em que valia a pena casar com médico, era a garantia da aposentadoria e da vida tranquila, hoje só quem enriquece é o advogado que fará a separação depois...

4) As "de reunião": Enfermeira que é enfermeira adora uma reunião, talvez até mais que dirigentes de empresa ou filiados do PT. Ainda vou descobrir o que tanto fazem em reunião, mas tenho alguns palpites. Os que  acho que tem mais chance de estarem certos : a) jogam ping pong ou videogame  b) Se reúnem para falar como aquele médico é grosso, ou aquele outro é lindo e tem barriga de tanquinho  c)Discussão sobre assuntos de suma importância para o funcionamento do hospital como o final da novela, o BBB ou ambos.

5) As plantonistas: São as que dão plantão noturno, e como ficam acordadas a noite inteira, acham que você, de sobreaviso em casa, também está. Gostam de fazer todo tipo de perguntas óbvias e ululantes neste horário, tipo: "Doutor, o senhor prescreveu dipirona em caso de dor para o paciente. O paciente está com dor. Posso fazer a dipirona?" Geralmente eu não lembro o que respondo pois estou semi consciente apenas, mas não deve ser nada agradável...

6) A Paola: A Paola me ofereceu uma grana pra eu citar ela aqui e como estou duro, topei. Paola, pode depositar na conta do Unibanco mesmo, ok?

PS 1: Queridas amigas enfermeiras, este é um texto de humor, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Se ainda assim não entenderem, eu desenho... E sim, nós amamos vocês...

PS 2: O título do texto e a maior parte dele foi escrito depois da terceira dose de Red Label, mas eu achei que ficou bonitinho e resolvi deixar assim mesmo...

8 comentários:

Nat's disse...

Graduações a parte, cada uma tem seu respeito e importância. Mas confesso que tenho um certo desafeto por tal classe.
Claro que.. existem pessoas e pessoas, porém as que conheci, não faz jus ao juramento no dia da colação de grau.

Edilene Ruth disse...

3 vivas pra Paola \o/ \o/ \o/
Admiro essa "raça", porque olha, pra administrar ego no céu da maioria da "raça" médica tem que ser guerreira.
Beijo Doc.
Edilene

Hugo Pires Teixeira (@hugopt) disse...

Nat,as enfermeiras que trabalham com a gente são em sua maioria inteligentes e gostam de seu trabalho, além de prestativas.
Mas nada nessa vida é 100%...

Fernanda Pereira disse...

Olha...eu não sei de quem eu gosto menos:

Opção 1: dos anestesistas, já que um me deixou acordar antes da cirurgia acabar;

Opção 2: dos médicos chefes de residência que desfilam pelo hospital seguidos de seus aluninhos olhando os moribundos pacientes como se eles fossem...moribundos

Opção 3: das enfermeiras, que chegaram sozinhas a conclusão de que são médicas já que estão ali todo dia vendo tudo o que o médico faz...(eu tive uma enfermeira que me levava batata palha e gibi, em compensação tive outra que me deixou a míngua por 32 horas)

Vida triste essa de hospital, vida triste...

PS: que se faça constar que não há nada mais gostoso do que Dipirona na veia...aô delícia...

PS²: eu acho que tbém não faço jus ao juramento no dia da colação de grau. Nem me lembro o que falei, não conseguia parar de rir!

Nat's disse...

É.. como eu disse né Hugo... " as que eu conheci..."
Voce deve ter tido a sorte de trabalhar com excelentes profissionais. =D

Anonymous disse...

Cara que medo de ir em P.S. depois que eu li este texto. Agora vou ficar olhando para as enfermeiras e pensando em qual categoria ela se enquadra. Parabens pelo texto. Me garantiu otimas risadas, com um pouco de medo. Mas risada compensa o medo. Abracao. @rogerpacheco

catu disse...

OLÁ HUGUINHO....OLHA EU JÁ DISSE QUE A ANDREIA VAI PRO ÉU...RRRRS
MAS CONFESSO GOSTEIIIII...DEI MUITAS RISADASSSS
FELICIDADES PRA VC E SUA LINDA FAMILIA

Carol disse...

Você é pior do que eu imaginava...
Muito bacana, enquanto eu lia me recordava de algumas colegas.
Perfeito. rs
Ainda bem que nunca fui alvo de suas terríveis pegadinhas...
O coração peludo!!
Gostei muito do texto, aliás, parabéns, o blog todo está show.

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.