domingo, 9 de janeiro de 2011
   O fato de muita gente nem saber que os anestesiologistas são médicos formados me fazem ter certeza que quase ninguém, exceto aquelas pessoas mais próximas e a parentela, tem a menor idéia de como é nossa rotina sofrida e lazarenta.
   Ser anestesista é basicamente conviver com dois tipos de fauna: cirurgiões e enfermagem. Cada uma dessas é subdividida  em raças, completamente diferentes entre si. Vamos explorar algumas delas, cirurgiões, a saber:
Cirurgião idoso esperando o dia raiar...
   1) Cirurgiões madrugadores:  Raça mais comum entre idosos e velhotes em geral, estes seres matutinos tem por missão primordial foder com o soninho mais gostoso que existe: o do início da manhã...marcam cirurgia geralmente às 6 ou 6 e meia da matina e as 6:31h já estão ligando pra você pra saber por que diabos você está TÃO atrasado (geralmente nessa hora você já se encontra no hospital no vestiário ou entrando nele...) Seus hábitos geralmente são causados por problemas prostáticos, onde o mesmo levanta várias vezes de madrugada pra fazer aquela gotinha de xixi, e na última delas não consegue mais dormir, se dirigindo então ao hospital, chegando por volta das 5h...

Esse sou eu de manhã...
2) Cirurgiões madrugadores eufóricos: Sub raça do anterior, tem ainda a característica quase psicopática de chegar eufóricos de manhã, dando BOOOOOM DIIIAAAAA!!!!, contando piadas e querendo que você ria e dando tapas nas costas...tenho sérios problemas com esse sub tipo, pois a essa hora tenho problemas até para manter funções vitais básicas, como respirar, que dirá entabular uma conversação nesse tom. Seus hábitos provém de uma alegria e uma felicidade que não deve ser provocada por ser médico, ainda sendo estudados para maiores conclusões...

3) Cirurgiões da balada: Contrário do anterior, tem preferências vampirescas por horários alternativos, como noite e madrugada. Seres notívagos de hábitos estranhos, são geralmente novos, que dão plantão ou fazem consultório o dia inteiro e só tem esse horário para operar, e nós, anestesistas miseráveis, temos que acompanhar a batida. Também explicado pela aversão pura e simples a ir pra casa, será explicado no próximo item.

Workahollic...
4) Cirurgiões da T.O.L: É a Turma do Ódio ao Lar. Fazem QUALQUER COISA para permanecer no hospital, devem ter mulher feia, filho chato, não sei, mas tem preferência de operar a noite ou no final de semana, ficando o maior tempo possível no trabalho, e levando o anestesista de lambuja. Também compostos por viciados em trabalho, que tem um prazer mórbido de operar o máximo de tempo possível. O tratamento para esta condição são eletrochoques e afogamentos sucessivos em água fria, pelo menos é o que nós anestesistas gostaríamos de fazer com eles...Só para ilustrar, reproduzo aqui um diálogo mantido por mim com um desses malucos uma vez:
  Cirurgião: Hahaha, minha mulher vai viajar este fim de semana... disse esfregando as mãos
  Eu: Vai comer alguém diferente? Puteiro? Já sei vai encher a cara e dormir o tempo todo?
  Cirurgião: Não, hahaha, vou operar o fim de semana todo hahaha, disse com os olhos vidrados...

Cardíaco em ação...
5) Cirurgiões cardíacos: Nesse ponto tenho sorte, os grupos que trabalho em minha cidade são de pessoas gentis e equilibradas, mas são exceções á regra da espécie. O cirurgião cardíaco é um ser superior, praticamente uma divindade na Terra, e quer ser tratado como tal. Exigem reverência. São criaturas raivosas e pitizentas, querem sempre tudo do seu jeito, são susceptíveis a ataques de pelanca e descompensações psicológicas graves. Jogam pinças na parede, xingam enfermagem, anestesistas, auxiliares e suas respectivas mães. Tratam residentes como cachorros e...pensando bem nesse ponto eles estão certos, residentes SÃO cachorros...
Cirurgião: Senhora, a cirurgia de seu marido foi um sucesso...
Familiar: Ah, graças a Deus...respirou aliviada
Cirurgião: Obrigado, realmente eu brilhei hoje...

6) Cirurgiões carentes: São aqueles com carência afetiva séria. Te chamam por qualquer motivo, exigem atenção o tempo todo. Precisam de elogios de 5 em 5 minutos, o ego super inflado. São piores que mulher com TPM. Nada, absolutamente nada NUNCA está bom,e fazem questão de dizer o tempo todo como você, anestesista, é um ser miserável e que se não fosse por ele você estaria na rua da amargura pedindo esmolas. Tive um diálogo essa semana que ilustra bem a espécie:
Cirurgião: Paciente está bem?
Eu: Sim, hemodinamicamente estável. Foi muito bem operado por Sua Grandeza, Ó Magnânimo...(ironia mode ON)
Cirurgião: Mas e os exames de laboratório?
Eu: Tudo bem, também, tudo corrigido e...
Cirurgião: É mas você hoje foi péssimo.
Eu: Eu?
Cirurgião: Sim, você olhou pouco para o campo cirúrgico, poderia ter prestado mais atenção no que EU estava fazendo...
O distúrbio é causado por falta crônica de carinho na infância, o de umas boas porradas mesmo...

Se houver algum dos colegas que ao ler este texto vestir a carapuça: Sim, era de você mesmo que eu estava falando...

8 comentários:

Edilene Ruth disse...

Que hospício!!!!
Espero nunca precisar de intervenção cirúrgica hahahahaha
Beijo Doc.
Edilene

Pipo disse...

tenho q mandar esse pro meu pai... assim q eu resolver ser deserdado. :p

Marcos disse...

Conheço mais algumas subraças .....Valeu
Marcos

Anonymous disse...

Ah...esses deuses-doutores. Se a coisa é assim entre "os iguais" imagino o q fazem com as enfermeiras e atendentes.
Relata aí! rsrs
Nerci

Fernanda Pereira disse...

KKKKKKKK

Minha médica era o número 1. As duas cirurgias foram marcadas para às 6:20 da manhã e atrasaram pq o anestesista(pode chamar intimamente assim, né?) não chegou no horário...ahahahaha

DOrmi na ante-sala do céu (ou inferno) até às 7 quando ele chegou de cara inchada...ahahahaha

Dricalins27 disse...

Adorei o texto. Sou anestesiologista em BH e reconheci todos estes tipos descritos. Muito divertido.

Claudia isadora disse...

Oie, escrevi um livro em que o protagonista é um anestesista... Quem quiser conferir, por gentileza, acesse o site: https://claudiaisadora.wordpress.com/2017/10/27/novo-livro-da-anestesia-as-cancoes/
OBRIGADA

Unknown disse...

'É isso aí. Mas no fundo 'E um belo trabalho em equipe. Cada figura no seu lugar. AGUENTE!!!

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.