terça-feira, 23 de novembro de 2010
"Ele chegou pra assumir seu plantão naquele hospital do Rio e foi direto pra sala de cirurgia render uma colega. Na mesa, 12 anos de idade,  curetagem pós aborto, choque séptico(1), estado grave. Após as piadinhas sem graça de praxe, o anestesista arrumou o foco cirúrgico a pedido do cirurgião, erradamente como era seu hábito, para que não pedissem aquilo de novo pra ele...
   - Que merda isso aí hein...comentou casualmente
   - É, acho que essa menina não vai aguentar...
   - Abortou em casa?
   - Não, induziu com Citotec(2) em casa e foi numa "curiosa" da comunidade dela pra terminar o serviço...
   - Putz, deve ter arrumado o Citotec com os próprios traficantes da área...
   -É...
   - E essas aborteiras de fundo de quintal usam material sem esterilização, ambiente idem, uma merda, não é a primeira que eu vejo morrer assim. Foi estupro?
   - Pior que não..."


Situação baseada em caso real, acontecido comigo em 1998. Essa menina veio a falecer 2 dias depois.

"Na América do Sul uma das maiores causas de morte entre mulheres com menos de 50 anos é aborto ilegal."
##################################################################

    O assunto é polêmico, aqui vai expressa somente a opinião desse que escreve, a minha verdade e não A verdade.
    Alguém lembra da embriologia da faculdade ou do colégio? Resumidamente, após a fecundação e formação do zigoto, começam as divisões celulares sucessivas, estágios de blástula, gástrula etc até chegar na terceira semana, quando ocorre a neurulação ou formação do tubo neural, que é a estrutura que dará origem ao sistema nervoso. É nesse ponto que a maioria dos estudiosos não religiosos concordam sobre o início da vida propriamenete dita. Filosoficamente, se todos aceitam sem exceção que a vida termina com o FIM do sistema nervoso (morte cerebral), sendo inclusive moralmente aceitável a doação de órgãos, a recíproca de quando se inicia a vida, no "NASCIMENTO" do sistema nervoso central, é bem plausível. Achar que amontoados de células teriam "alma", ou que são "uma vida potencial" a meu ver gera dilemas morais inúteis.
    Regnier de Graaf descobriu a concepção (lembram dele, do folículo de Graaf?). Esse anatomista holandês sepultou a idéia de Aristóteles, de que o esperma faria o serviço sozinho. Não sei quando a humanidade descobriu a conexão causal do sexo, mas acho que demorou incrivelmente.
   No Juramento de Hipócrates, aquele que todo médico faz na formatura e muitos infelizmente já esqueceram quando acordam de ressaca da festa no dia seguinte, há uma menção ao aborto: " Não darei à mulher um pessário para provocar o aborto". Mas o aborto é tão antigo quanto a própria concepção.

O estupro, de Rubens
"Parece que sua memória foi transformada em éter, quando o segundo guarda montou nela à força e começou a bufar e arquejar como um animal. A imobilidade forçada pelo outro nem era mais necessária, sua consciência voava livre agora, apenas aguardando o final da barbárie. Tinha sido chamada pelos dois  para ver uma égua de cauda vermelha no estábulo da Parada de Guardas Montados de Whitehall, que  sua inocência dos 14 anos recém completados não tinha visto problema. Sua próxima recordação foi, deitado no meio do feno, despertar como que atropelada por uma carroça, a dor e a humilhação tentando inutilmente arrancar lágrimas dos olhos secos. O ano era 1938, o local era a Londres às portas da Segunda Guerra..."


    Aleck William Bourne era ginecologista em Londres, e naquela manhã de 14 de junho realizou um aborto que entraria para História. Uma menina de 14 anos, estuprada por dois guardas da Cavalaria 6 meses antes, já tendo sido recusado o procedimento em outro hospital sob a alegação de que o feto poderia ser um futuro Primeiro Ministro (provavelmente isso foi dito aos pais da jovem com uma ironia fina) , foi internada no St Mary, em Paddington, o feto retirado às 10h da manhã. Dr Bourne tinha avisado ao procurador-geral que iria realizar o aborto. No fim do dia dois oficiais o levaram para delegacia em Paddington.
Aleck William Bourne
    O julgamento após indiciamento em 18 de julho de 1938 durou dois dias, e foi emblemático, um divisor de águas. A pena máxima era de trabalhos forçados por toda vida, pena que constava do Ofensas contra Pessoa, Lei de 1861. A principal alegação do advogado de defesa foi de perigo de vida para a jovem, pois se estavam preservando sua vida, deveriam também preservar sua saúde. O veredicto foi inocente. O aborto foi legalizado na Inglaterra em determinados casos em 1967.
    O único senão histórico é a desconfiança de que a heroína desse caso tinha o emprego mais antigo do Mundo, cobrava meia coroa, e fazia ponto ao lado do posto de guarda...
   Penso que o esforço maior é da ciência, de dar filhos àqueles que querem e não podem ter, e não dos autoritários de plantão, de objetar contra aqueles que não o querem.
##################################################################


A pílula foi libertadora

"Amor, pode vir pela frente, tô usando pílula" "Merda, tava bom assim"
A síntese da Noretindrona, composto base da primeira pílula anti concepcional, foi obtida em 1951 por um químico mexicano chamado Luis E. Miramontes. Sua legalização foi inicialmente conseguida no EUA em 1960. Bastava para a mulher estar em condição de tomar a pílula diariamente, e até isso se tornou supérfluo com o advento da pílula do dia seguinte. Como já foi dito no post anterior, sofreu e sofre até hoje a reprovação da Igreja cristã, que considera tanto a primeira quanto a segunda intervenções humanas na vontade divina, sendo o caso da segunda até mais grave, dita abortiva.

##################################################################

    A vasectomia é a cirurgia de esterilização voluntária masculina, através da ligadura dos canais deferentes, que levam os espermatozóides dos tstículos ao canal uretral, feita no escroto (eu não, falo do escroto anatômico...;P).
    A primeira vasectomia foi realizada em cães por Sir Astley Cooper em 1823 e apenas em 1897, Ochsner realizou a cirurgia com objetivo de curar hipertrofia prostática. A partir de 1899 este propôs seu uso para esterilizar criminosos e aos leprosos, tuberculosos, alcoólatras e viciados no início do século XX. Outras utilizações pitorescas foram tentativa de cura do vício da masturbação (essa eu ri muito...) e teoria de rejuvenescimento.
    Abaixo listo os principais tipos de vasectomia utilizadas:
Vasectomia Convencional

Vasectomia em público


Kit caseiro de vasectomia




Vasectomia gratuita pública





  

  









Vasectomia feita por mulher após crise de ciúmes

Notas do Autor:

(1) Choque séptico: estado de insuficiência tecidual do aporte de oxigênio determinado por condições infecciosas. Principal comemorativo é a hipotensão arterial.

(2) Citotec: Nome de fantasia do Misoprostol, medicamento utilizado em pacientes com úlceras gástricas, foi desenvolvido inicialmente para acelerar trabalho de parto, expulsão de feto morto, entre outras condições onde é bemvindo o aumento da contratilidade uterina. Ainda usado também com este fim, seu uso é hospitalar somente, sendo sua venda proibida ao consumidor em geral no Brasil.

  

11 comentários:

PinkBaby disse...

UHahuahuahua.
Muito bom o texto..e muito divertido!
Opiniões sobre aborto são muito fodas de dar.
Graças a Deus não precisei nem cogitar fazer. Acho muito errado, pois 90 % dos casos a mulher sabe muito bem o que está fazendo.
Fazer uma vez, por ser ïnocente, despreparada, medrosa", até vá...Mas duas, tres é ser egoísta e desalmada mesmo.Sou contra e acho que quem faz com essa frieza deveria perder completamente a possibilidade de ter filhos no futuro.
Daí tb vem um paradigma: Se for estupro pode. Mas opa, o sentido de tirar uma vida é o mesmo não ?
Por isso é problema falar...

Sou ADOTADA, e não morri em um aborto mal sucedido...E agradeço a Deus até mesmo a minha mãe biológica por ter me deixado nascer. Ela me deu aos 20 dias de idade, e a família que me criou garanto que não se arrepende.
Amo minha vida, amo minha família, amo meus amigos...Trabalho, coopero com o mundo...Pq alguém acha ter o direito de ter me tirado essa chance? Pq eu não merecia ter vivido pra ser feliz tb?
Pensem sobre...

Hugo Pires Teixeira (@hugopt) disse...

Tia Pink, sempre bem vinda nesta seção aqui...

Lucas Hingis disse...

hahahahah.. muito bom, Hugo. Eu choro de rir com as ilustrações.

Edilene Ruth disse...

Pra quem como eu acompanha a série, esse post não foi pra se rir, muito triste o caso da menina de 12 anos, putz, uma menina de 12 anos não era nem pra estar fazendo sexo... mas né... nem falo nada.
As ilustrações quebraram a tensão e deu pra rir hauahuahauhaua

Beijinho Dr.
Edilene

Wanessarlf disse...

Realmente muito polêmico esse assunto. Sou a favor do aborto quando acontece o estupro, mas no caso de pessoas que estavam "brincando" e aconteceu, deve assumir, afinal de contas, ajoelhou tem q rezar. Gostei do seu post, bem fundamentado. Parabéns!!!

MadaFoka disse...

Texto foda!
Muito bom para refletir.
E eu nunca tinha pensado sobre o caso da Dani.
A mãe dela não queria um filho. Mas ainda bem que preferiu parir e dar para adoção, senão o mundo não teria a maravilhosa pessoa que é minha esposa!

PinkBaby disse...

Por isso acho tão absurdo quando ouço falar que Ëra só uma sementinha, não tinha vida lá ainda".
Óbvio que tinha...Se deixar nascer, alguém vai amar e cuidar como o bem mais valioso do mundo ....

Hugo Pires Teixeira (@hugopt) disse...

Achei legal o depoimento da Dani, mas ao mesmo tempo q pessoas maravilhosas nascem por causa da lei atual, tb nascem assassinos, estupradores, etc.
Sei que é urgente uma política de saúde para natalidade, passando por educação sexual, melhoria de renda, e por aí vai.

Anonymous disse...

Huguinho, reforçando meu comentário no Facebook, adoro os seus posta, continue escrevendo!!! Bjs Guti

Anonymous disse...

Adoro ler seus posts..continue escrevendo sempre!!! bjinhusss

Fernanda Pereira disse...

Lido com casos como esse que vc narrou todos os dias no trabalho...todos os dias...

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.