segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Marcha alemã da vitória em 1939
   "Durante muitos séculos, foi disseminado o ódio na Europa. Um ódio baseado em calúnias e infâmia, muito  por instituições que pregam o amor e a tolerância como preceitos. O ódio ao povo judeu tem raízes profundas, na morte do Messias cristão, foi mantido por razões as mais diversas, e mais uma vez, naqueles anos lamentáveis, cobrou seu preço. A visão e objetivos de Adolf Hitler, do bem escrito "Mein Kampf", não era somente da criação de um Império econômico da sua Alemanaha. Passava também pela extinção de todo um povo, baseado em preconceito per se.
   Este preâmbulo nos leva diretamente ao ano de 1939. Meu país tinha sido invadido, de maneira rápida e avassaladora, a blitzkrieg(1) em sua melhor forma. Era a repaginação da história bíblica de Davi e Golias, soldados mal treinados contra máquinas de guerra, Panzers contra cavalos, aeronáutica mortífera contra nada.
O Gueto
  Varsóvia 1940. Logo após a vitória, fácil e previsível, a Alemanha através de seu Governo Central começou a planejar o isolamento do povo judeu em guetos. A  Judenrat(2) tinha conseguido atrasar a construção de um em Varsóvia, muito pelo argumento de utilizar o meu povo como mão de obra escrava. Em 16 de Outubro de 1940 foi criado e murado finalmente o Gueto. Era um verdadeiro depósito de vidas humanas, tinha uma população de 400.000 judeus num espaço exíguo, onde normalmente caberiam 60.000 pessoas. A vida lá dentro era muito dura, a ração de alimento para os judeus era mais de 10 vezes menor que a oferecida aos alemães da cidade. Mesmo assim, por um tempo, a Judenrat conseguiu continuar com alguma atividade cultural e escolar.
Fuga durante o Levante do Gueto de Varsóvia
    Eu era já oficial médico do exército, que através da proteção de colegas fiéis, tinha escapado do gueto. Usava nome não judeu e participava como colaboracionista do exercito invasor, minha primeira decisão equivocada. Que merda, eu deveria ter acabado com aquela farsa ali mesmo, mas meu amor à vida e minha covardia tinham impedido. Eu era um fraco, um omisso... Além disso, era muito útil ao invasor pelas minhas habilidades médicas, era cirurgião laureado e Professor titular da Universidade local, autor de trabalhos e inventor de técnicas cirúrgicas arrojadas. Isso me levou ao clímax de minha história, num lugar chamado Aushwitz, mas isso é pra depois...
Himmler em 1943
   Ainda em 1940 a resistência judaica começou a se formar, talvez o único lugar do território ocupado. E foi só 2 anos depois que se formou o primeiro grupo de combate, mais ou menos na mesma época em que iniciou o que se denominou depois de Levante do Gueto. Os líderes, chefiados por um jovem de 24 anos chamado Anilevitch, fizeram o seguinte apelo: "Declaramos guerra à Alemanha, a declaração de guerra mais desesperada que já foi feita. Organizamos a defesa do gueto, não para que o gueto possa defender-se, mas para que o mundo veja nossa luta desesperada como uma advertência e uma crítica."
   Um dia, já em 1943, o próprio Himmler(3) em pessoa visitou o gueto de surpresa. Cheguei a conhecê-lo pessoalmente. Me pareceu extremamente metódico, um amor incondicional à causa do Führer, um zelo invejável no cumprimento de dever. Essas características o colocaram na História, infelizmente num lugar tão infame quanto essencial ao desfecho da guerra.
Trem chega a Treblinka
  Foi dele que partiu a ordem direta de aniquilação total do gueto. Acredito só ter passado por um momento como aquele por ocasião da morte de meus pais. As execuções sumárias ou transporte para Treblinka(4) tinham acabado, agora o invasor ia reduzir a pó um bairro inteiro super populoso. Foram utilizadas bombas incendiárias, a Luftwaffe(5) entrou em ação contra população civil desarmada, foi um dos atos de guerra mais covardes de que se tem notícia. Em 16 de maio , o General Stroop enviou o seguinte telegrama a Hitler: "O bairro judeu de Varsóvia não existe mais" A conivência do povo polonês com aquele banho de sangue  plantou a semente em meu coração daquilo que viria a ser o meu fim, num lugar ainda mais infame, longe dali.
   Acho que talvez as acusações mais contundentes devessem ter sido feitas aos dirigentes do resto do mundo. Eles poderiam ter feito muito mais para evitar ou retardar o genocídio, e nada fizeram. Parece que só deram conta da incrível realidade daquela barbárie depois de descobertos os campos de morte, com seus fornos crematórios ainda fumegantes, e suas pilhas de corpos."  CONTINUA NO PRÓXIMO E FINAL.


Notas do Autor:


(1) Blitzkrieg: Significa Guerra-Relâmpago. Consistia em utilizar ataques rápidos, brutais e de surpresa, utilizando muitas vezes infantaria, blindados e aeronáutica juntas. Essencial nas vitórias rápidas e desmoralização de inimigos na Segunda Guerra.


(2) Judenrat: Conselho judeu, em alemão. Formado em cada gueto como forma de administração vinculado ao Exército invasor.


(3) Heinrich Litpold Himmler: Comandante alemão, peça chave na execução do Holocausto judeu.

(4) Treblinka: Quarto campo de extermínio da Polônia ocupada




   














  

3 comentários:

vial disse...

ninguem fez nada porque na verdade o mundo nao estava nem ai para a questao judaica,sir churchil fazia todo possivel para impedir a imigracao para a palestina e varios industrias e banqueiros americanos faziam lucrativos negocios com o reich sobre os espolios tomados dos judeos inclusive os kennedy pai do mais famoso como tambem o proprio judeo rothschild!!!

Edilene Ruth disse...

E mais uma aula de Contemporânea no Sem Anestesia!!!
Ei, se gosta desse assunto deveria ler "Os nazistas e a solução final" de Mark Roseman.

Beijo, Edilene

Hugo Pires Teixeira (@hugopt) disse...

Edilene e Vial, valeu os comments...
Se puder me emprestar o livro citado, agradeço.
Abraço

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.