quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
"- Doutor, acho que o problema é Complexo de Édipo...
O médico, que estava completando suas palavras cruzadas enquanto saboreava um expresso, vira-se distraidamente para o paciente, saca uma nota do bolso e comenta:
 - Companheiro, deixa a velha em paz. Aqui, pega esse troco aqui e vai ali na Cinelândia pegar uma puta..."


O Pai da Sacanálise
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, em 6 de maio de 1856. Médico neurologista, começou a tratar seus pacientes de sofrimento psíquico com os métodos tradicionais da época, como massagem, hidroterapia e eletroterapia, sem sucesso. Depois, começou a usar a hipnose junto com seu discípulo e amigo, Joseph Breuer (se você já leu o sensacional "Quando Nietzsche chorou", lembra dele...), começou com a catarse, depois criou a associação livre, enfim a psicanálise. Aprendeu hipnose com Charcot na Universidade de Viena. Sua teoria mais famosa está ligada a um suposto amor reprimido entre filho e mãe, o complexo de Édipo.


"- Minha ansiedade está altíssima, não durmo, não como, não consigo me concentrar, estou HISTÉRICA...
 - Filha, seu diagnóstico é AVC...
 - O quê, acidente vascular cerebral?
 - Não, Angústia da Vagina Carente...
 - E isso tem cura?
 - Não, o tratamento é continuado. Deita aí no divã, tira a roupa que eu vou chamar minha secretária pra participar e já volto..."
   
Mulher à beira de um ataque de nervos.
Em 1895 publicou seu primeiro livro, "Estudo sobre Histeria", junto com Breuer, o livro teoriza que emoções reprimidas podem levar a sintomas de histeria e que poderiam desaparecer se o paciente pudesse se expressar. O termo "histeria" tem origem do grego "histerikos", condição clínica feminina exclusivamente, que estaria ligada ao útero (hystera, em grego)


"- Resolvi procurar o senhor porque tenho tido sonhos muito estranhos, envolvendo lhamas, meu marido e o Winston Churchil...
- Toma essa trouxinha aqui, faz um cigarro toda noite e fuma antes de dormir. Toma esse calmante aqui também...
 - Mas doutor, isso é maconha! Vai ajudar a compreender meus sonhos?
 - Não, mas você não lembrará deles na manhã seguinte e não vai vir aqui encher meus ouvidos com essa bobagem..."
Interpretação dos Sonhos
Começou depois a elaborar sua doutrina da fantasia, concebendo então a Teoria do sonho e da fantasia, centrada no recalcamento e no Complexo de Édipo. Dessa teoria nasceria, em 1899, seu segundo grande livro, "A interpretação de sonhos". Nele postula que os sonhos são a "estrada mestra para o inconsciente", a camada mais profunda da mente humana



"- Doutor, às vezes acho que ninguém dá importância ao que eu falo, me sinto insignificante, praticamente um fantasma...
 Ele pega o telefone, liga na recepção do consultório e solicita a secretária:
 - Dona Gertrudes, manda entrar o próximo paciente, estou aqui sem fazer nada há uma hora. 
 Vira-se pro paciente:
 - Seu tempo acabou...e antes dele sair, pergunta:
 - Figura de linguagem em que ocorre substituição de uma palavra por outra que guarde relação de semelhança com 8 letras, começa com "M"?
 - Metáfora!
 - Obrigado...
 - Doutor, eu...
 - Seu tempo acabou..."
Na livre associação, base da prática psicanalítica atual, o paciente é instado a falar tudo que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas que poderiam ser a causa de neuroses. Em 1908 fundou a Sociedade psicanalítica de Viena, e desta Alfred Adler e Carl Jung saíram como dissidentes. A saída deste último foi uma grande decepção para Freud, que esperava que Jung expandisse a psicanálise além do ambiente judaico vienense.




"Ela falava sem parar, enquanto o psiquiatra escrevia uma receita de calmantes e antidepressivos:
 - Doutor, quanta grosseria, o senhor nem me ouviu ou me examinou e já está fazendo prescrição de remédios!!
 - Engano seu, essa receita é da próxima paciente, a sua está aqui...ato contínuo, abre sua gaveta e entrega o papel a moça..."
Hitler realmente era uma besta.
Em 1936 disse ironicamente ter considerado um avanço o fato de seus livros terem sido queimados na fogueira por Hitler, pois antigamente seus autores é que eram queimados. Com a ascensão do nazismo ao poder e intensificação da perseguição aos judeus, fugiu para Inglaterra em 1938 onde morreu no ano seguinte, de câncer.








1 comentários:

Edilene Ruth disse...

De tanto ler seus posts logo já pego meu "diproma" de medicina.
haahuahauhauhaua

Beijos, Edilene

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.