sábado, 2 de outubro de 2010
Eu de mau humor...
Há situações em todas as especialidades médicas em que o paciente ou o acompanhante do mesmo te levam ao erro ou acidente por pura falta de bom senso, ou simplesmente te tiram do sério. Todos passamos por isso com certa frequência, mas as vezes a paciência nos deixa na mão...

Laranja assassina...
Certa vez, ao induzir uma criança pra uma cirurgia banal, notei que a máscara, que era transparente(ainda bem...) estava amarelada por dentro. Tirei a máscara da face e havia vômito amarelado por todo lado, e a criança broncoaspirou, ou seja, foi conteúdo gástrico, amarelado, para os pulmões. É pra evitar isso que pedimos o famoso jejum pré operatório. Tomei as condutas de praxe, intubei rápido depois de aspirar a secreção e radiografei depois e vi que realmente tinha broncoaspirado e faria uma pneumonia. Fui falar com a mãe depois pra explicar o que tinha acontecido e dizer que precisaríamos tratar com antibióticos. Perguntei sobre o tempo de jejum, daí ela confessou que tinha dado UM COPO DE SUCO DE LARANJA porque tinha ficado com pena do filho... respirei fundo pra não agredi-la e paguei um esporro na mulher, só então acho que ela entendeu a gravidade do que tinha feito. Por sorte a a criança ficou bem, sem sequelas...
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Entrei pra fazer uma anestesia num hospital chique do Rio, a paciente era, diria, um pouco espalhafatosa na maneira de se vestir e falar. No quarto, quando ela me viu, fez um barraco, dizendo que queria um anestesista com experiência, e não aquele "moleque" com cara de "estudante". Não adiantou dizer há quanto tempo eu fazia aquilo nem quanta experiência tinha, só com a intervenção do cirurgião ela "aceitou" ser anestesiada por mim. Correu tudo bem, e após a cirurgia ela ficou super agradecida, falando mundos e fundos do quanto tinha gostado, que me chamaria dali por diante pra fazer anestesia nela e na família toda dela. Pagou e fui embora. Quando fui depositar seu cheque, vi que tinha sido sustado. Liguei para a madame e ela foi vaga, deu desculpas e me enrolou com aquele cheque um bom tempo, até que não atendeu mais ligações. Tive que colocar o cheque dela no protesto e receber na Justiça.
Amo peruas...
No dia da audiência ela foi ao tribunal e , sem sequer me olhar na cara, quis dar outro cheque. Falei que queria dinheiro vivo, que não aceitaria mais cheques dela. Ela disse que não o possuia em espécie, e o oficial de justiça, rindo, sugeriu que ela fosse ao banco sacar. A madame foi, trouxe e quis me entregar em mãos. Pedi ao oficial que a dissesse pra colocar a grana em cima da mesa, pois eu não pegaria de suas mãos. O cara quase explodiu de rir e repetiu o pedido. A moça ficou furiosa, jogou o dinheiro,saiu bufando...
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Traíra, peixe comum em nossos rios...
Uma colega uma vez mandou me chamar em sua sala, pois nem ela nem o residente dela tinham conseguido intubar um paciente. Quando entrei na sala, o caos instalado, sangue e secreção em quantidade na boca do paciente, vi que realmente a intubação era difícil, e o cara tava roxo. Coloquei rápido uma máscara laríngea, que é um outro dispositivo de ventilação, tirei da crise e vi que tinha um dente solto, comum em tentativas sucessivas de intubação. Retirei o dente com as mãos e depois, com calma, consegui intubar com dificuldade. Muitos "obrigados" depois por parte da colega, voltei pra minha vida. Um tempo depois essa colega me aborda pra ajudá-la a pagar o tratamento dentário do paciente, que se não houvesse acordo o paciente iria processar-nos e meu nome estava na ficha dela, COMO AUTOR DA AVULSÃO DENTÁRIA... Argumentei com ela, que eu tinha entrado pra ajudá-la, que o dente estava quase caindo já, mas não adiantou. Somente após o Chefe do Serviço dar uma catracada na colega é que ela desistiu de me cobrar. É mole?







  

5 comentários:

PinkBaby disse...

Realmente quem deveria ficar sem dentes é a querida amiga hein?

Hugo Pires Teixeira (@hugopt) disse...

Concordo, Pink, Concordo...

Edpalo disse...

"Dentes" do ofício..

Alberto disse...

So quem já viveu essas situações...
E se algum paciente, antes de iniciar a anestesia, te disser que esta com mau pressentimento... mande pra casa!!!

Anonymous disse...

Caro Hugo. Se a sua colega precisar de um proctologista, me indique.
Ao seu dispor...
Dário.

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.