terça-feira, 31 de agosto de 2010
A imagem já diz tudo...
    Seguindo uma sugestão de uma amiga (posso chamá-la assim?) do Twitter, a @nercirosalem, resolvi abordar os medos, na maioria das vezes infundados, e anseios que rondam o paciente que vai ser anestesiado. Anestesia é o estado que permite a outro profissional intervenções de caráter cirúrgico ou diagnóstico, caracterizado pela ausência de dor, inconsciência, amnésia e em alguns casos relaxamento muscular total (no caso da anestesia geral). Não vou me estender muito na parte técnica pois acho que ficará enfadonho para o não médico, e este blog é feito em sua maioria para leigos.
   Resumidamente temos a anestesia geral , que é o estado citado acima, em que o paciente é intubado, ou seja, é colocado um tubo orotraqueal para que ele possa ser ventilado, pois sua respiração é interrompida pelo relaxante neuro muscular, pela paralisia do diafragma, responsável pela respiração.
A intubação
Laringoscópio, usado na intubação
Já intubado.
   O que causa o pavor tão grande em relação à anestesia, sendo que é um processo indolor (pelo menos deveria ser...), e a cirurgia, que é a grande "vilã" da história, que vai "cortar", "causar dor"?  Primeiramente, a meu ver, é a perda da consciência, o que gera um estado de total entrega àquele profissional que vai conduzir o processo. A perda do controle de suas ações gera ansiedade na maioria das pessoas. A anestesia condutiva, raque ou peridural também tem seus fantasmas, que tratarei em outro post.
  O que passa na cabeça de um leigo nessa situação? Consigo imaginar: "Meu Deus, eu ficarei nu, inconsciente, que vergonha..." ou "Será que estas pessoas vão agir de maneira correta, eu não poderei me defender...". É exatamente isto, uma pessoa incapaz de se defender perante uma agressão(cirurgia) é algo realmente apavorante para a "vítima".
  Alguns esclarecimentos: Sobre a nudez, sinceramente fora médicos com algum tipo de perversão sexual ou psicopatia, enxergamos aquele ser que está ali deitado como um boneco, inanimado, estamos tão habituados que não distinguimos se o paciente é feio, bonito, gordo ou magro, não de depilou ou está menstruada...
Nosso instrumento de trabalho
monitor multi paramétrico
  Outro ponto a esclarecer é que, com os avanços tecnológicos da atualidade, dos monitores e dos aparelhos de anestesia, a probabilidade de acontecer alguma intercorrência clínica e passar despercebida é muito pequena, temos o paciente na mão, como dizemos em nossa linguagem.
  Obviamente, o nosso "instrumento de cura" pode matar ou sequelar também, e matava bastante em outras épocas, por isso o medo arraigado da anestesia em nossas mães e avós, que de alguma forma vão passando para outras gerações, o medo do desconhecido, do incontrolável, do imponderável, mas isso é assunto pra o post número II.
Chatotorix, o bardo, o ser mais chato da história depois do Ivan Lins e do Osvaldo Montenegro...
  Espero sinceramente que estes posts venham a esclarecer e não sejam tediosos. Até o próximo...

6 comentários:

nerci disse...

Caro amigo Hugo! Com certeza já estamos nessa categoria.
Li atentamente e aguardo ansiosamente as próximas postagens. Sou uma dessas pessoas com medo insano da "anestesia geral". Até escrever me assusta. Só tive uma experiência. Traumática. Se possível, fale sobre a sensação "da volta". Faz anos q passei por isso. Espero q a ciência tenha evoluído rs.
Obrigada pelos esclarecimentos. E agilize o próximo q sou ansiosa.
Abração

Pipo disse...

engraçado, eu me lembrei de quando entrei na faca pra retirada de apêndice. o anestesista me falou "você vai sentir uma leve tontura" e imediatamente eu vi a sala inteira rodando e pluff! apaguei completamente, hahah.

Hugão, muito bom teu blog. tô sempre lendo e divulgando pro povo no twitter.

tigos disse...

Doutor, me diz uma coisa: Existe ainda aquele risco de dosagem errada e coisas do tipo matar uma pessoa? Ou mesmo quantidade de anestesias gerais fazer mal pra pessoa?

Meus pais sao bitolados com isso, eu ja fui anestesiado geral uma vez aos 17 quando fiz uma cirurgia de desvio de cepto. Os dois ficaram com o cu na mao.

Edpalo disse...

OMG...meu medo é uma alergia não dedectada ao anestésico..fora pegar o médico em um mal dia...as coisas podem dar muito erradas certo?..ou ainda um médico japa..vai me ver nu vai querer me matar...hahahaha

Pôrra Tigos.. vc operou o "cepto" ??? Onde diabos fica isso??? (6)

Muito bom Hugo...estou gostando muito desse blog!!! parabéns!!!

Edilene Ruth disse...

Eu nunca precisei de cirurgia alguma, mas aqui em casa todos já passaram por isso, e o medo sempre gira em torno da "famigerada" anestesia. E ele vem da forma que vc fala mesmo, de uma cultura que está arraigada nas pessoas mais velhas, com tanta tecnologia hoje, a pessoa só morre "de anestesia" se a tia da foice quiser levá-la por toda lei mesmo.
Aguardando o próximo!!!
Edilene

Frava disse...

Eu nunca tomei anestesia geral, só a peridural para o parto, eu tava tranquilona, mas quando o medico falou que era chegada a hora da anestesia eu comecei a tremer mais que vara verde, uhahuuhahuauh, ai ele aplicou a injeção e eu não senti nada, tava com medo da dor da injeção, que tinham falado que era enorme, porra nenhuma! =P

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.