segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Então qual seria o uso medicinal da canabis? E seus efeito adversos? Vamos começar por estes:
pequena amostra do uso dos canabinóides...
  1. Sedação/sonolência
  2. Boca seca
  3. Físicos: Visão borrada, taquicardia, hipotensão, fadiga e incoordenação
  4. Psíquicos: Prejuízo psicomotor, cognitivo e de memória, limitada concentração, ansiedade e pânico, psicose aguda e paranóia.
  5. Vício. Aqui cabe uma consideração: sempre se ouve falar que a Canabis é a "porta de entrada" para outra drogas. Se refletirmos sobre dados estatísticos, temos: Todos que usam cocaína(por exemplo) começaram pele maconha, certo?Certo, mas mais de 80% das pessoas que usaram canabis e mantiveram o hábito, USARAM APENAS CANABIS pelo resto da vida, ou seja, ela pode levar ao uso de outras drogas ou não.
  Agora suas vantagens:

Como prescrever a canabis?
  1. Dor aguda pós operatória: Resultado discreto
  2. Tratamento de náuseas e vômitos, principalmente nos pacientes oncológicos (câncer) com vômitos por quimioterapia refratários às drogas usuais.
  3. HIV e Alzheimer: náuseas e retorno do apetite (a popular "larica" ou "lombra")
  4. Outras: Glaucoma, Doença de Chron, doença de Gilles de La Tourete, lesões medulares, insônia, esclerose lateral amiotrófica, emagrecimento.
  5. Dor crônica: Fibromialgia, dor neuropática
Pela nossa legislação, ter um pé é crime...
Fica a dúvida de como fazer sua prescrição. Atualmente é impossível aqui no Brasil, pois só a encontramos na forma que todos conhecem, ou seja, uso inalatório e na mão de traficantes. Em alguns países já há medicamentos baseados na canabis, mas aqui ter UM ÚNICO PÉ para consumo próprio é crime, quanto mais plantar em larga escala para estudos ou produção de medicamentos.

Que é isso , minha senhora?
É isso, o assunto é extenso, só quis aqui estimular uma reflexão que já existe em vários países e dar alguns dados que a população leiga talvez não tenha, não posso esgotar a discussão. Como já foi dito, também não é intenção estimular o  uso de qualquer droga que seja, canabis, álcool ou qualquer outra, mas cuidado, se ao ler este post você sentir uma vontade incontrolável de comer uma lata inteira de sorvete, de dar risadas e ficar com os olhos avermelhados, dirija-se a Unidade de Saú...dirija-se a rede mais próxima e deita, cara...
Dunga chapado...


5 comentários:

Edpalo disse...

Pô Dr.! Não tem jeito de usufruirmos só dos benefícios? Estou ciente dos 4 itens vantajosos que o sr. citou mas pq a indústria farmaco não faz um bem bolado para todas essas coisas? Esse esquema de erva cidreira...de chá de beira de estrada não cheira bem ou bem demais. Já pensou ter que dar papoula para o cara comer antes da cirurgia?
Eu realmente acho que maconha não é porta de entrada para o "mundo das drogas" como diria João Guimarães Rosa "Quando você pensa em vender a sua alma ao diabo ela já está vendida há muito tempo."...e sim tem gente que fica com só aquilo e leva a vida normalmente pagando suas contas, sendo responsável e tudo mais...há quem diga que cada um.. lícita ou não tem a droga de sua predileção...os próprios adictos o dizem....e falando em fármacos...vai um síntese..."Nem tudo é para todo mundo."

Abs.

Hugo Pires Teixeira (@hugopt) disse...

Edpalo, já que comentou, a canabis seria um excelente pré anestásico tb. Explico:
1) Seca as secreções
2) não deixa vomitar
3) seda
abraço

Nat's disse...

Viva os receptores canabinóides!

Edpalo disse...

Opa!!! Chegou a esquerda festiva...Vc não vale Natália! @@

Edilene Ruth disse...

Ó só, um monte de coisa que eu não sabia!!!
Muito interessante!!

Beijão, Edilene
http://devaneiopulsante.blogspot.com

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.