quarta-feira, 8 de setembro de 2010
True Blood, série americana de sucesso

   Ainda vou escrever sobre minhas convicções (não) religiosas, mas este texto é especial para uma religião que se relaciona diretamente com a medicina, a dos Testemunhas de Jeová. Se você os conhece somente pelo hábito de bater de porta em porta "pregando", saiba que a religião tem como um de seus dogmas a proibição de receber transfusão de quaisquer derivados sanguíneos, como concentrado de hemácias, plasma, plaquetas, fatores de coagulação no caso de hemofílicos e etc. Quem me conhece sabe que não tenho absolutamente nada contra qualquer tipo de religião, orientação sexual, opinião, desde que não influam em minha vida e meu trabalho, pois minhas opiniões e convicções não o fazem.
   Mas porque deste posicionamento? Trata-se de uma das interpretações que a bíblia dos cristãos oferece, exemplo:
 Levítico 7:26, 27   "E não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave quer de animal. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo.





Outro exemplo:
"As Testemunhas mencionam ainda que esta lei de Deus sobre o sangue não deveria ser desconsiderada nem mesmo numa emergência. Lembram que alguns soldados israelitas, em certa crise em tempo de guerra, mataram animais e ‘foram comê-los junto com o sangue’. Apesar de parecer uma questão de emergência, ainda assim considerou-se esse acto como pecado contra Deus. (1 Samuel 14:31-35)"
   Não precisa ser um gênio pra saber que esses livros foram escritos numa época em que não havia transfusão de sangue, então a interpretação específica desta religião dita esta regra específica. Algumas considerações:
1)  A medicina tem muito a agradecer a essa religião, pois esta proibição nos levou a uma excelente casuística de anemias agudas e hematócritos muito baixos, que a medicina achava incompatíveis com a vida. Além disso, os seguidores tem apoio logístico e legal sempre procurando a não transfusão.
2)  A transfusão piora TODOS os prognósticos de uma internação, como mortalidade, infecção, tempo de UTI, tempo de internação, entre outros, então é boa conduta administrar esses componentes em caso de real necessidade. 3) Em minha opinião, alguém pode decidir o que quer para si, por menos que eu concorde, mas não pode decidir por UMA CRIANÇA, pois esta ainda não tem religião definida, apesar de ser filho de religioso.
Quem na bíblia falou sobre transfusão?
Sou absolutamente contra transfusão sem necessidade, mas temos que nos guiar por razões médicas, e não por um livro que foi escrito por alguma tribo do deserto da Palestina há trocentos mil anos atrás. Assim como respeito a qualquer religião, acho que deveria haver respeito pelo que estudamos e somos preparados pra fazer. Resolução  CFM número 1021/1980 diz que em caso de não haver risco de vida, respeitar-se-á a vontade do paciente, não se pratica a transfusão. Caso contrário, em risco de vida, não se deve omitir socorro, pratica-se a transfusão.
Geralmente, quando há um paciente desta religião em cirurgia eletiva em que HÁ POTENCIAL DE TER-SE QUE PRATICAR A TRANSFUSÃO, me recuso a atender o paciente, pois o CFM nos dá esta prerrogativa. Nunca tive um caso de morte iminente em paciente desta religião, mas faria de TUDO para salvar sua vida, pois assim aprendi na faculdade.
Dá pra tirar férias da religião?
   Casos engraçados que já aconteceram comigo, como sempre. Uma vez, a equipe em que trabalhava no Rio dispensou um paciente desta religião, dizendo que não faria sua anestesia pois ele COM CERTEZA não escaparia de uma transfusão. O cara foi embora puto da vida. Um tempo depois ele volta com a esposa dizendo que iria fazer a cirurgia. Perguntei sobre a transfusão. O cara me responde QUE ELE TIROU FÉRIAS DA RELIGIÃO, que faria a cirurgia depois voltaria...Não tive como não rir...
Doutor, o senhor sabe manter um segredo?
  Em outras vezes, várias delas, os pacientes, em segredo, nos falam: "Doutor, se tiver que fazer essa merda, faça, MAS NÃO CONTE PRA NINGUÉM, VIU..." ou seja, o problema destes não é a fé, é a CONGREGAÇÃO ficar sabendo...

2 comentários:

Edpalo disse...

Deus...aquelas senhoras e suas roupas esquisitas carcando minha campainha para me empurrar "Sentinela", "Acendedor"...se falar o nome das revistas junto fica explosivo...

Como bem disse o falecido Sérgio Porto "Se Jeová fosse bom não precisava de testemunha." Mas deixe-me fazer como é de praxe a parte legal do tinhoso...Esse dogma transfusão aos nossos olhos é pesado, chama a atenção de todos...mas veja só como são as coisas...esse "impedimento" é uma coisa que eles querem para eles, eles testemunhas de Jeová e seus dogmas não os impõe como faz a igreja católica ao resto do mundo, a exemplo o movimento contra a liberação do uso das células tronco embrionárias para fins terapêuticos.

Em suma..por absurdo que pareça a ciência avança mais com as testemunhas de Jeová do que com católicos, elas não marcham para Brasília com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ADIN (para os íntimos)para caçar o seu direito a fazer tranfusão.

Abs

Edilene Ruth disse...

Pois é Dr... eu que trabalhei com esse pessoal por 2 anos entendo muito bem o que vc fala, chegou um momento que desisti de entender o que se passa no cerne dessa religião, pq pra eles já iam partindo pra discussão em sim... logo eu uma doadora de sangue, deixei pra lá.
E aos que batem na minha porta aos domingos, batam à vontade, não atendo mesmo...

Beijão, tem post novo no Devaneio
Edilene
http://devaneiopulsante.blogspot.com

Quem sou eu

Médico, anestesista, ateu e peão

Seguidores

Tecnologia do Blogger.